quinta-feira, 14 de março de 2013

Cicatrizes profundas

A legenda diz "muito gordo para ir para a prisão". 

Caoa de um jornal francês de 1926

Maior do que qualquer cicatriz de estria ou operação a obesidade me deixou cicatrizes na alma...

Agora, que eu posso realmente ver as coisas com "claridade" entendo certos comportamentos...

Quando minha mãe operou da catarata ela disse "nossa, parece que tiraram um véu da minha frente, como o mundo é colorido"...

Acho que a redução do estomago tb tem o mesmo efeito.

Eu sempre me considerei uma pessoa pra baixo, deprimida mas as pessoas que me conheciam (fora da família  sempre me acharam disposta, alegre e de bem com a vida.

Claro que em todos os momentos da vida usamos máscaras e teremos que usar para sempre para nos relacionarmos na sociedade... magra ou gorda, bonita ou feia vc não pode chegar todo dia emburrada nos eu trabalho pq brigou com o marido por exemplo.

Mas com o obeso acho que isso é pior.... para sermos aceitos e amados acabamos "forçando" esse lado da nossa personalidade.... vou contar um caso que aconteceu comigo...

Estava concorrendo a 30 vagas de emprego com mais de 18.000 pessoas. Eu sempre confiei tanto no meu "taco" que nem o peso me impedia de participar dos processos seletivos... no final das contas fui chamada por três empresas.... inclusive pra uma das 30 vagas, que foi a que escolhi.

A empresa gritava aos 7 ventos que era uma empresa das diferenças, que todos tinham um lugar lá... E eu acreditava muito nisso pois tinha sido uma das escolhidas.

Um dia tivemos que fazer uma visita a um determinado local da empresa que precisava de roupa de segurança... Ninguém pensou em mim. Ninguém pensou que o GG poderia não caber.

Havia outras pessoas que eram ou baixinhas ou bem magras que mesmo o P ficou muuuito largo, mas isso dava para passar. Dobra daqui, prende de lá... mas o que fazer quando falta pano?

A solução foi que eu entrei numa câmara fria a -12oC com a minha calça social e apenas um casaco que estava aberto na barriga.... imagina a minha cara.... CARA DE NADA.... por mais que eu estivesse me sentindo humilhada eu fingia que estava tudo bem....

Depois os 30 deveriam entrar numa fábrica.... e eu fiquei sentada, sozinha num anfiteatro pq não tinha roupa... pq ninguém do RH havia avisado ou pensado...

Os outros 29 que viram essas situações tinham as mais diversas reações.... alguns fingiam que nada estava acontecendo, ou por não saber o que me dizer ou pq achavam que a culpa era minha (?) outros ficaram com pena, vinham me consolar.... outros revoltados... falando que eu tinha que fazer um escândalo...

Quando voltamos para o escritório mandei um e-mail para o RH (pois tinha vergonha de ir pessoalmente). Mandaram fazer, depois de quase 5 meses de empresa a roupa para mim.

Essa pra mim foi a prova definitiva de que por mais que a "intenção" seja boa, ou seja, "VAMOS CRIAR COTAS PARA OS NEGROS", "VAMOS CONTRATAR PESSOAS OBESAS", "RESPEITAMOS A DIVERSIDADE"... as empresas, assim como a sociedade não conseguem ver as necessidades do ser humano...

O triste é que depois da minha turma, mas 2 seguintes NENHUM GORDO FOI CONTRATADO!!!!! Pq será? Deve ser pq é difícil lidar...

2 comentários:

  1. Posso imaginar como foi essa situação para vc. Sabe mesmo a população estando ficando cada vez mais obesa ainda sim nao há espaço para obeso

    Aqui tem uma rede de loja de cosmeticos os caixas ficam lado a lado e praticamente sem espaço para uma pessoa obesa conseguir passar uma vez bi uma mulher que desistiu da compra e sinceramente se ela tivesse tentado passar ia ficar agarrada lá. É muito trist
    Att Jucieli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bizarro e cruel você deixar de comprar algo pq não tem como ir ao caixa... tinha que ter uma lei cotra essa coisas...

      Excluir