terça-feira, 12 de março de 2013

Antes de marcar o grande dia

Tudo nessa vida varia de pessoa para pessoa... o que dirá na hora que inclui planos de saúde, médicos e hospitais...

Esse post é para contar um pouco como foi o processo desde a 1a consulta médica até o dia da operação.

A primeira dica que dou é "não aceite nunca o que te falam". infelizmente as pessoas não estão do seu lado... estão do lado do comodismo delas.


  • 30/01 fui na minha endócrino contar que eu tinha finalmente decidido fazer a cirurgia. Falei para ela que não queria, nem podia, pagar pela cirurgia e queria saber se ela tinha indicação de um cirurgião bom. Ela disse que já havia assistido a diversas cirurgias de um "bam bam bam" (o mesmo médico que operou a minha tia 5 anos atrás e que cobra o preço de um carro pela operação) e que tinha uns 4 pacientes que tinham operado com o Marcelo Salem e que estavam muito bem e felizes. No mesmo dia cheguei em casa e liguei para o consultório do Dr. Marcelo. A secretária me disse que só teria a 1a consulta para MARÇO. Mais tarde resolvi ligar e perguntar se enquanto eu esperava por essa consulta não poderia fazer todos os exames e ir pegando os laudos. A secretária disse que não. Insisti, expliquei que não estava trabalhando, que cada dia era um dia a mais de sofrimento. Acho que ela se comoveu e conseguiu marcar um encaixe para mim.


  • 05/02 7:50 da manhã fui para a primeira consulta com o cirurgião. Ele foi simpático, disse que para o meu peso deveria fazer o by pass mas que se quisesse fazer o sleeve teria que "trabalhar mais". Eu sai de lá com os pedidos de exames. Consegui marcar a Psicologa para o mesmo dia. Nesse dia marquei também todos os exames,  cardio e nutri.


  • 05/02 14:00 consulta com a psicologa  Entendi o motivo de tanto medo dessa consulta. Com razão eles te colocam medo. Querem saber se você entendo o tamanho do passo que está dando, se esta preparado para ele. A Psi do meu médico fez uma analogia bobinha mas que eu achei ótima. Falou assim "imagina que estamos nessa sala, abrimos a porta para ir à recepção e nos deparamos com um tigre. Vamos fechar a porta correndo, ligar para os bombeiros, quem sabe tentar sair até pela janela, mas não vamos achar que "é só um gatinho". Agora imagina que abrimos a porta e voa em nossa direção um mosquitinho rosa. Não vamos nem dar bola. Mas ele é tóxico e pode nos matar em horas. Você pode encarar a sua cirurgia da maneira certa, como um tigre, que pode te ferir e até te matar e estar PRONTA, para encarar, para reagir, ou pode achar que é só um bichinho rosa e na hora que vc baixar a guarda ele te mata". Bom, sai de lá com o ok dela para a cirurgia.


  • 07/02 fui fazer o ecocardiograma e fui à consulta com a cardio. Tudo ótimo com meu coração. Mais uma carta de liberação.


  • 08/02 fui fazer o ultrassom e exames de sangue do médico e da cardio.


  • 19/02 o que "me atrasou" foi a endoscopia. Como estava com mais de 120 kg nenhum local aceita fazer ambulatorial por medo de uma parada respiratória ou algo do tipo, então tive que esperar uma vaga no centro cirúrgico  Foi super tranquilo, tirando que quase morri de calor quando voltei da sedação. Suava um monte pois a sala era mais quente para receber o pessoal que recebe anestesia geral e sente frio. Neste dia pedi para que o laudo fosse liberado o quanto antes pois era o único que faltava para eu dar entrada no pedido de cirurgia no plano.


  • 21/02 Deixei todos os exames com as secretárias dos médico. Elas que enviam a papelada toda para o hospital que envia para o plano.


  • 22/02 O médico enviou tudo para o Hospital


  • 25/02 O Hospital enviou tudo para o Plano e consulta com a Nutri


  • 28/02 O plano solicitou ao hospital a curva de peso dos últimos 2 anos


  • 01/03 Como a data "teórica" da minha cirurgia era dia 04/03 resolvi ligar para o hospital no dia 01. O hospital disse que já estava tudo ok e liberado. Liguei para a secretária do médico e ela disse que não estava liberado pelo plano. Ai liguei no plano e descobri que faltava a curva de peso. 


  • 04/03 O plano recebeu a curva de peso


  • 05/03 Plano aprovou a cirurgia


  • 06/03 o médico aceitou me operar na sexta, dia 08


  • 07/03 consulta pré-operatória. Ele concordou que era melhor eu fazer a sleeve pois tenho talassemia, mas disse que se eu não em empenhasse voltaria lá daqui a alguns anos para fazer a parte do intestino :(


  • 08/03 dia D. minha cirurgia foi às 16:00!!!


Ou seja, em pouco menos de um mês consegui operar! Meu plano ajudou muito SulAmérica, por ser rápido nas respostas e não precisar de perícia, milhares de reuniões etc etc... mas eu me esforcei muito!!!! Pq além de um carnaval no meio, um mês de 28 dias ainda tive que fazer a endoscopia no centro cirúrgico .. se não teria sido beeeem mais rápido!!!

7 comentários:

  1. Como que solicita essa curva de peso?
    Adorando o blog ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Let... no meu caso meu médico "providenciou" uma, mas o ideal é vc pedir para um médico que já te acompanhe fazer ;) que bom q ta gostando ;) beijos

      Excluir
  2. Estou adorando Seu blog? Vc tem idea de qto seria uma cirurgia dessas sem Plano? Particular? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Bruna, meu médico cobra 9.000 mas ainda tem o valor do hospital e tudo mais... acho que deve ficar em torno de uns 20.000 beijocas e que bom que esta gostando do blog ;)

    ResponderExcluir
  4. O seu plano reembolsou a cirurgia integral? Estou te perguntando porque tambem possuo SulAmerica, e ele está cobrando 12000 agora.... Não tenho essa grana, estou na expectativa se o plano vai cobrir tudo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Voce pode me mandar um modelo de como é feito essa curva de peso? f.saiber@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, estou tendo dificuldade em conseguir essa curva de peso, meu cirurgião forneceu, mas o plano está pedindo novamente. Poderias me mandar o modelo que foi feito para você? Podes enviar para meu email? brendamonteiro@wagneradv.com.br

    ResponderExcluir